Túlio Márcio de Salles Tibúrcio

Professor Associado
+ 55 (31) 3612 6005
Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Viçosa

Túlio Tibúrcio é PhD e Professor Associado, da área de Projeto, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU-UFV). É professor da graduação e da pós-graduação (PPG.au/UFV) e coordenador do LPP- Laboratório de Pesquisa em Projetos.

Formação acadêmica
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Pós-Doutorado em Gestão e Qualidade de Projeto
University of Reading – Inglaterra
2002-2007
PhD em Construction management and Engineering
Dalhousie University (Technical University of Nova Scotia) – Canadá
1992-1994
Master of Urban and Rural Planning
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
1986-1990
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Resumo

Pós-doutorado na UFMG, 2019-2020 Dep. Engenharia de Materiais e Construção, sob supervisão do Dr. Paulo Andery. PhD na University of Reading – Inglaterra (2008) orientado pelo Dr. Edward F. Finch – MSc Urban and Rural Planning – Dalhousie University – Canadá (1994), orientado pelo Prof. Frank Palermo. Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFMG (1990), TCC orientado pelo Prof. Gaston Oporto; TCC indicado para concurso Ópera Prima. Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Como professor na Universidade Federal de Viçosa leciona disciplinas de Projeto I – Residencial, Projeto IV – Institucional II,e  Projeto VII na graduação; e Edifícios Inteligentes e Sustentáveis na pós-graduação. Foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV (1998-2001). Foi Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo UFV de 2007 a 2013. Foi Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV (2010-2019) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV (2014 a 2019). É Membro Fundador e Membro do Conselho Geral da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP), Lisboa. Coordenador da Rede de Cooperação em Ambiente Construído (UFV/UFMG/UFJF). Foi Coordenador do GT Qualidade de projeto da ANTAC (2015-2019). Diretor Administrativo ANTAC desde 2018. Foi membro do Conselho Técnico da Coordenadoria de Ensino a Distância da UFV. Foi membro do Conselho Técnico da Diretoria de Relações Internacionais da UFV. Larga experiência profissional, desenvolve diversos projetos de arquitetura, arquitetura de interiores, design gráfico e paisagismo. Áreas de interesse e pesquisa: Tecnologia na Arquitetura, Edifícios Inteligentes e Sustentáveis, Impactos da Tecnologia na Produção da Arquitetura, Arquitetura Escolar, Novas Tecnologias no Ensino, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Processos de Projeto e Qualidade de Projeto.

Áreas de interesse
Projeto Arquitetônico