Oficina Planej. da Habitação Rural

Oficina Planejamento da Propriedade e da Habitação Rural

No dia 20 de Julho de 2017, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu 200 jovens da zona rural da Zona da Mata Mineira para a oficina Planejamento da Propriedade e da Habitação Rural. A atividade foi parte da 9ª. Semana da Juventude Rural – Programa realizado em parceria com a EMATER, parte da programação da 88ª.  Semana do Fazendeiro.

Professores, arquitetos urbanistas e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo organizaram a oficina de forma criativa, dinâmica e participativa, baseada nos princípios de sustentabilidade, permacultura e agroecologia, articulando teoria e prática. A metodologia utilizada foi a Instalação Artístico-Pedagógica, inspirada no Círculo de Cultura de Paulo Freire e nos Intercâmbios Agroecológicos da UFV, os quais se fundamentam na construção coletiva do conhecimento entre todos os envolvidos, propiciando a troca e integração dos saberes.

Equipe:

Professoras, arquitetas e urbanistas: Ana Carolina Dias Diório e Maristela Siolari.

Arquiteta e Urbanista: Lais Leitão.

Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Ademir de Souza Ferreira, Helisse Nayara Costa Silva, Laís Barra Leitão, Larissa Danielle Pereira Lima, Luísa Couto Chaves Santo, Mariana Lemos Ferreira, Tiffany Nicoli Faria Latalisa França, Vanessa Lopes de Miranda e Yanka Flor Pinheiro Eleutério.

Fotos e registros: